Trabalho de logística
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
NOTURNO MÓDULO I
EVOLUÇAO DOS MEIOS DE TRANSPORTE VALE MUCURI E JEQUITINHONHA
TEÓFILO OTONI-MG
2014
Introdução
Após a implantação das ferrovias, nas décadas de 80 e 90 do século XX a macrorregião Nordeste de Minas foi beneficiada em face do plano integrado de desenvolvimento levado a efeito no Governo Israel Pinheiro através da ação do Conselho de Desenvolvimento. A malha rodoviária estadual se interpõe à federal preenchendo os espaços do grande xadrez. Desta forma a BR 116 (Rio-Bahia), em Teófilo Otoni cruza com a BR 418. Em Itaobim a Rio-Bahia cruza com a BR 367 que em Turmalina é continuada pela rodovia MG 308.
A mesorregião do Vale do Mucuri é uma das doze mesorregiões do estado brasileiro de Minas Gerais. É formada pela união de 23 municípios agrupados em duas microrregiões. Seu nome é dado ao fato de o vale ser percorrido pelo Rio Mucuri. Entre suas principais cidades se encontram Teófilo Otoni, conhecida por sua economia voltada às pedras preciosas, e Nanuque com a pecuária e agricultura como pontos fortes. O Vale do Mucuri encontra-se na porção leste do estado de Minas Gerais. O fato dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri estarem tão atrasados com relação aos trechos em andamento inscritos no programa Caminhos de Minas.
O Governo de Minas parece ter tido reação positiva ás cobranças do povo do Vale do Jequitinhonha sobre suas estradas de terra. O povo do Vale acordou e agora cobra seus direitos!
Mas tudo isso ainda é pouco. Prova disso é o fato de trechos importantes ainda não fazerem parte do programa do governo estadual "Caminhos de Minas".
Ferrovias
A estrada de ferro Bahia minas virou lenda entre moradores dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. São tantas histórias contadas... Esta estrada nasceu, em 1878, como uma verdadeira redenção da região, procurando tornar concretos os sonhos republicanos do líder político Teófilo Otoni.