MONT SERRAT
Situado a 147 m de altitude, possibilita uma visão de 360º de toda a cidade. É um marco no coração de Santos. Monte Serrrat recebeu essa denominação apenas em 1604, um ano após a construção da capela, por ordem do então governador Dom Francisco de Souza, espanhol devoto da santa, padroeira de Barcelona. Até então o local era chamado Morro de São Jerônimo. Conta-se que, em 1614, quando o corsário holandês Joris von Spielbergen invadiu a vila, parte da população fugiu para o morro. Ao tentar persegui-la, os corsários foram soterrados por terra e pedras que caíram da montanha. O povo atribuiu o fato a um milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat, o que acabou por torná-la padroeira da cidade.
Em 1927, iniciou-se o sistema de transporte por bondinhos, com a inauguração do Salão de Festas e Restaurante da S/A Elevador Monte Serrat. Além de contar com terraços e mirante, em 1934 o imóvel passou a abrigar o Cassino Monte Serrat, que recebeu artistas como Carmem Miranda, Francisco Alves e Sílvio Caldas até ser fechado em 1946, quando o presidente Gaspar Dutra proibiu o jogo no Brasil. Reformado em 1998, o prédio dispõe de cafeteria e seus espaços destinam-se a eventos sociais e culturais.
Em 1614, quando os holandeses invadiram a Ilha de São Vicente, as populações das vilas de Santos e São Vicente refugiaram-se no monte, rezando e pedindo proteção à Virgem. Quando