fordismo
MARKETING
Gustavo Antonio Siqueira
Fordismo
Professor: Anderson
Teoria Geral da Administração
O fordismo é um sistema de produção industrial baseado na fabricação em larga escala, na especialização do trabalho e na linha de montagem. Foi criado em 1913 pelo norte-americano Henry Ford com base nas ideias do engenheiro norte-americano Frederick W. Taylor. O modelo foi inicialmente utilizado na indústria automobilística e trouxe redução de tempo e de custo em relação ao sistema anterior, que era quase artesanal. O trabalho deveria ser também altamente especializado, cada operário realizando apenas um tipo de tarefa. E para garantir elevada produtividade, os trabalhadores deveriam ser bem remunerados e as jornadas de trabalho não deveriam ser muito longas.
Provavelmente, o mais conhecido de todos os precursores da Administração Científica, Henry Ford, iniciou sua vida como mecânico. Projetou um modelo de carro e em 1899 fundou sua primeira fábrica de automóveis, que logo depois foi fechada. Fundou, em 1903, a Ford Motor. Sua ideia era de popularizar um produto antes artesanal e destinado a milionários, ou seja, vender carros a preços populares, com assistência técnica garantida, revolucionando a estratégia comercial da época.
Entre 1905 e 1910, Ford promoveu a grande inovação do século XX: a produção em massa baseado no princípio de que uma empresa deve dedicar-se apenas a produzir um tipo de produto. Embora não tenha inventado o automóvel nem mesmo a linha de montagem, Ford inovou na organização do trabalho, a produção de maior número de produtos acabados com a maior garantia de qualidade e pelo menor custo possível. E essa inovação teve maior impacto sobre a maneira de viver do homem do que muitas das maiores invenções do passado da humanidade.
Em 1913 já fabricava 800 carros por dia. Em 1914, repartiu com seus empregados uma parte do controle acionário da empresa. Estabeleceu o salário