energia de ondas
A instalação de equipamentos técnicos capazes de gerar este tipo de energia ocorreu pela primeira vez no dia 23 de setembro de 2008 em Portugal, no Parque de Ondas da Aguçadoura, a cerca de três milhas náuticas de Aguçadoura, no município da Póvoa de Varzim. A energia das ondas é uma fonte de energia renovável que resulta da transformação da energia contida nas ondas marítimas em energia elétrica. Este tipo de tecnologia, embora não se encontre disponível de forma comercial, tem vindo a ser desenvolvida desde os anos 70 num conjunto de países com potencial para explorar este tipo de energia, que incluem o Reino Unido, Portugal, Noruega, Japão. Ao contrário do que acontece na energia eólica, existe uma grande variedade de tecnologias em desenvolvimento para a produção de energia das ondas, que resultam das diferentes formas em que a energia pode ser capturada e também das diferentes profundidades e características geológicas das localização escolhida. Desta forma podem ser encontradas mais do que uma centena de sistemas de energia das ondas em diversas fases de desenvolvimento. Estimativas recentes indicam que a energia contida nas ondas do mar é de cerca de 10 TW (1 Terawatt = 1000 Gigawatt), equivalente a todo o consumo de eletricidade do planeta.
Existe grande variedades de tecnologias e sistemas para o aproveitamento da energia das ondas ou ondamotriz. no entanto podemos classificar de acordo com seu local de instalação
Quando se pensa em sistemas nas contas marítimas, esse sistema e definido como Shoreline
Quando se pensa em sistemas near-shore são sistemas próximo as costas marítimas com uma profundidade de 20 m de instalação do projeto.
Quando se pensa em sistemas offshore são sistemas estalados longe das costa com profundidade de em torno de 40 a 60