Energia das ondas
A energia das ondas é uma fonte de energia renovável que resulta da transformação da energia contida nas ondas marítimas em energia elétrica. A energia das ondas tem origem direta no efeito dos ventos, os quais são gerados pela radiação solar incidente. A maioria das instalações existentes são de potência reduzida, situando-se no alto mar ou junto à costa, e para fornecimento de energia elétrica a faróis isolados ou carregamento de baterias de bóias de sinalização. Porem já existem equipamentos de grande potencial energético em funcionamento, principalmente na Europa. Ao contrário do que acontece na energia eólica, existe uma grande variedade de tecnologias em desenvolvimento para a produção de energia das ondas, que resultam das diferentes formas em que a energia pode ser capturada e também das diferentes profundidades e características geológicas da localização escolhida. Desta forma podem ser encontrados mais do que uma centena de sistemas de energia das ondas em diversas fases de desenvolvimento.
Entre as latitudes de 30◦ e 60◦, nas zonas temperadas em ambos os hemisférios, é onde existem maiores ondas. A costa oeste da Europa é altamente energética, em especial a costa norte-atlantica, onde o potencial energético está estimado em cerca de 290 GW.
Existem diversos modos de captar a energia contida nas ondas, vamos expor alguns dos mais estudados e utilizados, inclusive um projeto em desenvolvimento no brasil.
Compressão do ar em uma câmara
A elevação da onda numa câmara de ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através do gerador. Quando a onda se desfaz e a água recua o ar desloca-se em sentido contrário passando novamente pela turbina entrando na câmara por comportas especiais normalmente fechadas.
Bóias flutuantes
Pelo aproveitamento da oscilação vertical das ondas, por meio da utilização de bóias, que através