Fordismo
Sistema de Produção de Henry
Ford
O Primeiro Automóvel
Criado em 1769 Nicolas Joseph Cugnot
O primeiro Acidente
Carruagem a Vapor
Primeira Patente do Carro em 1866
A produção de automóveis não foi mais a mesma depois que Ford, um pioneiro, implantou seus métodos e tecnologias Henry aprende sobre
Eletricidade
Henry Ford é promovido
Ford Quadriciclo.
CRIAÇÕES DE FORD
999 Modelo competição motor 19 litros Modela A 1903 primeiro Ford produzido com motor 2 cilindros
Em 16 de Junho de 1903 é fundada a Ford Company
1907- O planejamento começa para o
Modelo T.
O Modelo T
Sistema de Esteira Implantado por
Ford para Aumentar a velocidade da
Produção
Características dos Meios de
Produção de henry Ford até o mundo atual
Objetivo do sistema
O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção.
O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies.
Declínio do fordismo
Na década de 1980, o fordismo entrou em declínio com o surgimento de um novo sistema de produção mais eficiente. O Toyotismo, surgido no Japão, seguia um sistema enxuto de produção, aumentando a produção, reduzindo custos e garantindo melhor qualidade e eficiência no sistema produtivo.
Fordismo para os trabalhadores
Enquanto para os