Ford Taylor E Fayol
INTRODUÇÃO
A indústria é a atividade econômica que transforma a matéria-prima em bens ou produtos que satisfazem necessidades ou desejos dos seres humanos. O processo de produção industrial caracteriza-se pela utilização de máquinas, trabalho assalariado, especialização do trabalhador, e emprego de modernas fontes de energia. Dentre as atividades econômicas, a indústria e a que melhor caracteriza o estagio de desenvolvimento social, politico, econômico, cientifico e tecnológico de uma sociedade em determinado tempo de sua historia.
A atividade industrial, extremamente dinâmica, envolve não apenas a produção, mas também a circulação e a reprodução dos capitais, assim como gera empregos e desenvolve o comercio, os transportes e os serviços. O crescimento industrial desenvolveu outras áreas e estimula a economia geral, pois era maior necessidade de investimentos em produção de matérias-primas, edifícios, maquinas, mao-de-obra, transportes, serviços, etc. (COSTA, 2000, p. 7)
De acordo com a tecnologia e o trabalho humano aplicado ao processo de transformação, a historia da industrialização pode ser dividida em três etapas fundamentais; artesanato, manufatura, e indústria moderna.
Na etapa do artesanato, o artesão realizava sozinho todas as fases da produção ate a obtenção do produto final. O trabalho, manual, era realizado sem uso de maquinas, mas apenas de ferramentas simples. A produção era pequena e geralmente estava voltada para um restrito mercado local. Essa etapa de industrialização ganhou expressividade no cenário econômico da Europa no final da idade media, quando se verificou a ocorrência de um acentuado crescimento comercial e urbano em algumas áreas desse continente.
Na etapa da manufatura, houve um avanço na tecnologia e no processo de produção das mercadorias. A transformação da matéria-prima, embora se valesse de algumas maquinas simples, ainda dependia essencialmente do trabalho manual. Essa etapa se desenvolveu nos