Taylor, Ford e Fayol
Ideias, vida, obra e contribuições
Breve relato das ideias marcantes dos pais da administração
Kelvin Martins
RA 1412134
FREDERICK TAYLOR
Frederick Taylor era americano nascido no ano de 1856 na Filadélfia, filho de um grande advogado e de uma feminista e abolicionista. Formado em engenharia onde primeiramente atuou na área de mecânica industrial. O mesmo é considerado o Pai da Administração cientifica onde utilizava métodos cartesianos.
A sua primeira grande ideia foi fazer a organização cientifica do trabalho, garantindo melhor rendimento e maiores lucros. Este plano era constituído pelos seguintes tópicos:
Seleção científica do trabalhador – Onde o funcionário exerce a função a qual é mais apropriada ao seu perfil.
Tempo padrão – O funcionário deve atingir a produção mínima determinada pela gerência.
Plano de incentivo salarial - O funcionário ganhará pelo que produzir;
Trabalho em conjunto – Facilitando ambos os lados (funcionário x empresa) resultando numa maior produtividade;
Gerentes planejam, funcionários executam – Fica a responsabilidade dos gerentes planejarem e aos funcionários entrarem com a ação;
Divisão do trabalho – Delegando funções diferentes a cada trabalhador, dessa forma se ganha velocidade, produtividade e o funcionário garante lucro de acordo com seu desempenho;
Supervisão - Controla o trabalho dos funcionários conferindo o número de peças feitas, garantindo o valor mínimo da produção; Ênfase na eficiência – Ele acredita que há somente uma única forma de se fazer corretamente o trabalho e com isso utiliza métodos da administração decompondo os movimentos das tarefas exercidas.
Considerações da administração científica de Taylor:
Enfoque mecanicista – Através de uma visão critica de Taylor, ele tem o pensamento de que cada funcionário da empresa é visto como uma engrenagem e seu bom desempenho são de extrema importância para obter bons resultados.
Homo economicus –