Taylor, Ford e Fayol
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TAYLOR, FORD E FAYOL:
CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS
PELOTAS
2013
1. INTRODUÇÃO
Frederick Winslow Taylor (1856-1915), Henry Ford (1863-1947) e Henri Fayol (1841-1925) foram alguns dos grandes estudiosos que revolucionaram o pensamento administrativo e o mundo industrial de sua época. Seu principal objetivo foi desenvolver métodos e técnicas para aumentar a eficiência dentro das organizações, reduzindo perdas e desperdícios e elevando os níveis de produtividade.
Taylor é considerado o pai da Administração Científica, pois foi o primeiro a estudar a aplicação de métodos da ciência para resolver problemas da administração industrial. Seus estudos se basearam na ênfase colocada nas tarefas realizadas pelos operários. Ford, um dos seguidores de Taylor, foi quem promoveu a produção em massa. Partiu dele também a ideia de popularizar produtos artesanais, antes destinados a milionários. Já Fayol fundou a Teoria Clássica da Administração, que se caracterizou pela ênfase na estrutura que a organização devia possuir e foco no aspecto do gerenciamento na administração.
Cada um deles contribuiu com diferentes ideias que serviram de base para a construção dos modelos administrativos atuais e esse trabalho tem por objetivo fazer uma breve comparação em cima dos estudos desses autores, destacando convergências e divergências entre eles.
2. DESENVOLVIMENTO
1.1 CONVERGÊNCIAS
1.1.1 O Surgimento da Escola Clássica e a Racionalização do Trabalho
Originou-se no início do século XX a chamada Escola de Admnistração Científica ou Escola Clássica, tendo Frederick Taylor, Henry Ford e Henri Fayol como alguns de seus principais fundadores. Embora ambos não tenham se comunicado entre si e tenham partido de diferentes pontos de vista ou mesmo opostos, tinham em comum o fato de acreditar que o trabalho dentro das organizações deveria ser racionalizado. Foi a partir daí que