Fonética - português/espanhol
Fonética é a parte da linguística que apresenta métodos para a descrição, classificação e transcrição dos sons da fala em sua realização concreta. O objeto de estudo da fonética é a produção do som da fala do ponto de vista fisiológico e articulatório. Ela estuda a substancialidade, a materialidade do som.
A Fonética e a Fonologia são duas disciplinas interdependentes. Não Há possibilidade de estudar uma sem recorrer à outra. Enquanto a fonética trata do som da fala, ou seja, o modo como ouvimos o falar das pessoas, a Fonologia trata do som da língua em geral, ela não se atém as variações, mas sim à língua como um todo.
Segundo Saussure “a fonética é uma ciência histórica que analisa acontecimentos, transformações e se move no tempo”. Já a Fonologia não se modifica ela permanece estável.
Como se realiza o som?
Para responder a essa pergunta, temos que entender o caminho que o fluxo de ar segue na respiração. Devemos nos lembrar que os sons não se realizam no momento em que inspiramos, mas sim quando expiramos.
O ser humano não possui um órgão ou sistema que tenha como função primária a produção dos sons da fala. Em qualquer língua, ele utiliza um conjunto de órgãos do corpo humano, denominado Aparelho Fonador, que se divide em:
Sistema Articulatório: Lábios, dentes, palato duro (céu da boca), palato mole ou véu palatino, úvula, língua, nariz e faringe.
Sistema Fonatório: Região da laringe onde estão as cordas vocais e a glote.
Sistema Respiratório: Traquéia, Brônquios, músculos pulmonares e pulmões.
Como os sons da fala não são todos iguais, a fonética estabelece parâmetros para podermos diferenciá-los, e depois descrever a sua realização, classificá-los e transcrevê-los.
Descrição: É como acontece a produção do som da fala. Citando como exemplo o fonema /p/, é oclusiva porque ocorre uma obstrução completa da passagem da corrente de ar através da boca. Desvozeada porque os músculos que formam as cordas vocais estão separados e não