Fontes de Poder
French e Raven (1968) classificaram as fontes de poder em 5 tipos:
Poder de recompensar
Recompensas são poderosos motivadores de comportamento. As pessoas tendem a fazer coisas que lhe trarão recompensas, e tudo que achamos desejável pode ser uma recompensa. Desde um milhão de dólares na conta bancária, uma promoção, um aumento no salário ou uma simples “passada de mão” na cabeça. O que importa é que a recompensa que você está oferencendo seja desejável para a pessoa que você quer influenciar. Ou seja, o poder de recompensar, é a capacidade de oferecer ao outro o que ele deseja em troca do trabalho e resultado que você quer que seja realizado.
Poder legítimo
É aquele pertinente a um papel ou cargo (políticos, reis, policiais e gerentes). De um modo geral, o poder legítimo resulta de níveis hierárquicos mais altos ou de um mandato legal. Por exemplo, caso haja uma infração de leis, um policial tem poder legítimo em prendê-lo em virtude disso. O poder legítimo de um gerente se origina dos proprietários da empresa e esse deve ser associado ao cargo ou posição e não a pessoa que a ocupa. Esse tipo de poder é menos efetivo no engajamento e comprometimento da equipe. Assim que o gerente perde o cargo, as pessoas passam a não respeitá-la mais do jeito que faziam antes e passam a respeitar o outro gerente que ocupar o cargo.
Assumir um papel de liderança em grandes projetos e estar junto às pessoas mais importantes da organização, pode ser uma forma de aumentar o seu poder legítimo.
Poder de referência