Fontes De Poder
A tecnologia é uma ferramenta de poder fundamental, pois possibilita a manipulação e controle da produção, otimizando os seus resultados. As empresas se tornam dependentes da tecnologia, pois ela converte os insumos organizacionais em resultados. Devido ao grande impacto da tecnologia nas relações de poder, as mudanças na tecnologia criam conflitos entre administradores e empregados e diferentes grupos, pois a nova tecnologia altera o equilíbrio do poder. O uso para linha de produção cria uma interdependência entre departamentos e torna fácil uma ação coletiva dos usuários das maquinas que detém o conhecimento sobre a operação delas, tornando essa tecnologia uma fonte de poder para o trabalhador, que pode parar o processo de produção a qualquer momento.
ALIANÇAS INTERPESSOAIS, REDES E CONTROLE DA ORGANIZAÇÃO INFORMAL
As relações informais são tão importantes quanto as formais. Os contatos com amigos altamente colocados, patrocinadores, mentores, coalizões e redes informais são fundamentais para conseguir apoios, favores e informações privilegiadas, além de exercer influência interpessoal e preparar o caminho para possíveis proposições, onde sempre haja uma troca mútua de benefícios. Outro tipo de organização informal é inerente de situações de dependência psicológica ou emocional com relação aos outros, onde assistentes, secretárias, esposas e amantes cultivam essas dependências.
CONTROLE DA CONTRA-ORGANIZAÇÃO
São blocos de poder rival que vão contra a concentração do poder na mão de poucas pessoas. O maior exemplo disso são os sindicatos. O poder compensatório possibilita que se influencie as organizações sem fazer parte da estrutura de poder estabelecida, em busca do equilibrio das relações de poder. Para muitos trabalhadores dos níveis mais baixos da organização, a única forma de obter poder é através das contra-organizações.
SIMBOLISMO E ADMINISTRAÇÃO DO SENTIDO Reside na habilidade de persuadir os outros a idealizarem