Fomos heróis
Personagens Principais: Mel Gibson e Madeleine Stowe
Direção: Randall Wallace
Resumo do Filme
Fomos Heróis é baseado numa história verídica descreve os acontecimentos envolvendo um grupo de 395 soldados americanos numa longa batalha contra 2000 inimigos vietnamitas em novembro de 1965, que se constituiu num dos episódios mais sangrentos da história militar dos Estados Unidos. Mel Gibson é o tenente-coronel Hal Moore, líder de um pelotão do exército repleto de soldados jovens e inexperientes que partem para o combate no Vietnã.
Moore é o típico homem que não é somente um soldado, é marido, pai e um líder eficaz e na guerra um combatente determinado, interagindo e orientando os soldados.
Diagnóstico do Filme
Local: Vietnã
Personagens: Tenente Coronel Hal Moore e seus soldados, Julie (esposa Tenente Cornonel Hal Moore)
Tempo: Novembro de 1965
Problemática: Guerra – 395 soldados americanos contra 2000 vietnamitas, o filme mostra que nenhum homem é apenas um soldado, são pais, irmãos, marido, filhos...
Levantamento Teórico
Liderança
Para Maximiliano (2009, p.251) “a pessoa que desempenha o papel de líder influencia o desempenho de um ou mais liderados.” Analisa-se que um verdadeiro líder é aquele que por meio de suas habilidades é capaz de despertar em sua equipe a vontade de alcançar um objetivo, que incentiva as pessoas a seguir em frente em busca do sucesso. Maximiliano (2009) menciona que tanto os lideres quanto os liderados precisam um do outro, que a colaboração deve partir dos dois lados, uma vez que os liderados estiverem engajados em um propósito o líder ira obter respostas por meio de resultados satisfatórios.
Segundo Chiavenato (2010, p.446) “a liderança é, de uma certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes. A influência é uma transação interpessol na qual uma pessoa age no sentido de modificar ou provocar o