Relatorio quimica
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Química
Bacharelado em Engenharia Química
Química Geral I
CINÉTICA E EQUILÍBRIO QUÍMICO
Aluno: Francisco Émerson Ferreira de Macêdo
Matrícula: 0338752
Prof.ª: Jeanny da Silva Maciel
Fortaleza, outubro de 2011
1. Fundamentação Teórica
É de grande importância hoje ter conhecimento sobre a velocidade das reações químicas, tanto em sentido prático como teórico. Praticamente, é necessário conhecer os fatores que afetam a velocidade, para assim poder controlá-la, para que não seja demorada demais, nem muito rápida, causando um impacto violento.
Há reações químicas onde ocorre equilíbrio químico entre reagentes e produtos. Neste ponto de equilíbrio, as velocidades da reação direta e da reação inversa são iguais. A velocidade de reações químicas é expressa pela variação de concentração dos reagentes dividida pelo tempo.
Influem na velocidade da reação, entre outros fatores: * Temperatura – A velocidade de uma reação aumenta quando, proporcionalmente, a temperatura aumenta. Geralmente, quando ocorre um aumento de apenas 10°C, a velocidade da reação duplica. * Concentração – Quando se é colocado mais reagente na reação, a velocidade também aumenta. Visto que as reações são colisões entre átomos, íons e moléculas, quanto mais dos reagentes existirem na mistura reacionária, mais rápido ocorrerá a reação necessária e se chegará aos produtos desejados. * Catalisador – Alguns compostos, quando adicionados a uma reação, aumentam significativamente a velocidade da mesma, pois promove como que um caminho alternativo, diminuindo a energia necessária para a formação dos produtos. É digno de nota que o catalisador não é consumido no processo.
Em relação ao estado de equilíbrio há uma constante conhecida como Kc ou constante de equilíbrio, a qual mostra até onde vai a reação. Quando a constante é maior que um é porque o equilíbrio está na direção dos produtos, e quando é