Folder-expansão territorial
A ocupação do imenso território que hoje forma o Brasil resultou de um processo complexo. Envolve diversos agentes da colonização européia e foi marcado por muitos conflitos com os povos indígenas.
Conquista e colonização: O povoado brasileiro se desenvolveu no litoral e só a partir do século XVll a ocupação territorial ganhou força pra o interior do Brasil.
Expedições Militares (Expansão oficial) Expedições organizadas pelo governo colonial para ocupar e defender as terras brasileiras da presença de estrangeiros.
Bandeirismo:
Século XVl exploração do território brasileiro em busca de ouro em expedições organizadas pelo governo – as chamadas ENTRADAS.
Organização das bandeiras:
Armador: líder e responsável pela organização e tinha poder absoluto, o número de componentes de uma bandeira era ocasional.
Tipos básicos do bandeirismo:
• Apresentador: dedica-se à captura de índios;
• Prospector: procuravam metais preciosos;
• Sertanismo de contato: combate de índios, captura de escravos fugitivos. Em geral partiam de Salvador, Recife e Olinda.
Apresamento indígena:
Bandeirantes organizavão expedições punitivas contra tribos hostis ( que resistiam a colonização portuguesa ), para que pudessem prender e escravisar.
Repressão indígena e busca de ouro:
Após a expulasao dos holandeses do Brasil, o trafico negreiro foi reorganizado e a escravidão indígena perdeu a força.
Monções – expedições de comércio:
Expedições organizadas para procura e abastecimento de metais preciosos.
Jesuítas:
Jesuítas eram sacerdotes europeus que vinham para a América com a missão de catequisar os índios ensinando os costumes europeus e a religião católica.
Cotidiano de um aldeamento:
Começava com uma missa, depois os índios trabalhavam para suprir as necessidades materiais
da aldeia enquanto as crianças aprendiam Le, escrever, contar