diversos
Ceilândia- DF, 2013
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Projeto de intervenção realizado pela acadêmica, como parte dos requisitos necessários para a conclusão do Estágio Supervisionado II em Serviço Social.
Supervisor Acadêmico:
Supervisor de Campo: Assistente Social, ,Estagiaria do CRAS Centro de Referencia em Assistente Social Ceilandia Norte.
Ceilândia- DF, 2013
INTRODUÇÃO
O Projeto de intervenção é um trabalho localizado entre o conhecimento e a ação, é uma atividade interventiva que faz parte do exercício profissional com o objetivo de materializar respostas profissionais direcionados por princípios e valores ético-político ás necessidades sociais da população com qual se trabalha, em um contexto organizacional ou institucional, prestando serviços que objetivem a concretização de direitos sociais.
O presente projeto é uma ação interventiva dentro do CRAS Centro de Referência da Assistência Social.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
Hoje o CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protética das famílias, prevenindo a ruptura