FMEA aplicado a uma industria de sorvetes
Aplicação da FMEA
Grupo: Dâmaris Felzke da Rosa, Luis Augusto, Luiz Henrique e Norberto.
Descrição da empresa
A empresa selecionada para aplicação da FMEA é uma indústria do ramo alimentício, Woltmman Sorvetes. Está situada na Rua Duque de Caxias, nº... Santa Maria/RS. É uma empresa microempreendedora, dirigida pelo fundador Osmar Woltmman e produz sorvetes em baldes de 30 litros, para a revenda na sorveteria da familia situada no calçadão de Santa Maria. A empresa existe a ... anos, conta com a colaboração de ... funcionários além do dono e dos filhos ... que ajudam na administração e no processo de fabricação.
Justificativa da escolha do processo
O processo escolhido para aplicação da ferramenta foi a produção do sorvete de flocos, uma vez que esse engloba todos os procedimentos gerais e alguns específicos para o sabor determinado.
Descrição do processo
Fluxograma do processo de fabricação do sorvete de flocos:
Mistura:
Coloca-se os ingredientes na seguinte ordem:
1. Água
2. Açúcar
3. Leite em pó
4. Glicose desidratada
5. Estabilizante
6. Gordura hidrogenada
Todos os ingredientes líquidos são colocados na misturadora e tem início a agitação e aquecimento. O aquecimento é executado a fim de liquefazer a gordura, bem como dissolver mais facilmente os açúcares e os estabilizantes. Os ingredientes secos, inclusive o leite em pó, açúcar e estabilizador são adicionados enquanto a parte líquida está em agitação e antes que a temperatura alcance os 50°C. O que acontece se faltar ingredientes? E se forem colocados em ordem contraria?
Homogeneização
Todas as misturas de sorvetes contendo gorduras devem ser homogeneizadas (batidas). Sua finalidade é melhorar as características de batimento da mistura e do corpo. Além de dar uma textura macia ao sorvete. A homogeneização batimento consiste em quebra ou reduz dos glóbulos de emulsão tornando-os uniformes. O batelamento é feito à quente, em torno de 60°C, temperatura em