Leite e a Qualidade
MARIA AUXILIADORA DE OLIVEIRA
LEANDRO DE ALMEIDA
RESUMO
O leite é o produto da secreção da glândula mamaria de fêmeas mamíferas domesticadas pelo homem. Este processo de domesticação e o início da utilização do leite animal, principalmente o de origem bovina, data-se aproximadamente 5.000 a.C. desde, então o Leite tem sido considerado, ao longo do tempo, um alimento por excelência utilizado pelo homem.
Além disso, é muito perecível, levando em consideração qualidade e a preocupação com a segurança da matéria-prima e do produto beneficiado, visando à saúde pública. Diante da necessidade de se adequar padrões para garantir a qualidade em todas as etapas da cadeia de produção do leite e derivados, a fim de proporcionar produtos seguros e de melhor qualidade ao consumidor e eficiência econômica pela redução de perdas de processamento, armazenamento e distribuição.
Palavras-chave: Leite; Produto; Qualidade.
1. INTRODUÇÃO
Este é um artigo, de cunho bibliográfico e prático, apresentando um relato da importância do leite tanto para os produtores como para a cooperativa antes do recebimento e após o beneficiamento. E, também para os seres humanos. Apresentaremos a seguir os principais componentes do Leite.
Todas as análises foram feitas e realizadas pela Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos atualmente beneficiando em média cerca de 270.000 litros (Duzentos e setenta mil litros) de leite por dia; possuindo um grande portfólio de produtos como: Leite UHT (integral, desnatado, semidesnatado, vitaminado e vitaminado light), leite pasteurizado integral homogeneizado padronizado a 3,0% de gordura3.
Apresentaremos os principais componentes do Leite. Seguida Segurança Alimentar, esboçando a relação entre qualidade e segurança alimentar, juntamente com a evolução dos métodos para garantir a segurança do alimento durante todo beneficiamento e as principais ferramentas usadas hoje em dia para que qualidade