Fluxograma
Após a realização do Fluxograma com base nas informações contidas sobre o sistema de contas a receber da Marina Industrial LTDA, muitos pontos puderam ser analisados, vamos elencar tais pontos:
Quantidade excessiva de vias de duplicatas/notas fiscais:
Diante da análise, pode-se perceber que após a realização dos processos (compra, venda, devolução) são geradas vias desnecessárias de duplicatas e/ou notas fiscais, o que acarreta em outros diversos problemas, como o extravio das vias e até a grande quantidade de espaço que tais vias geram no arquivo.
Meios de comunicação utilizados de forma incorreta:
Durante todos os processos, há momentos em que um departamento precisa entrar em contato com o outro, porém, algumas vezes isso é feito por telefone e diante da situação, não é a melhor opção para se comunicar.
Ex: Na Seção de Faturamento, quando é verificado que falta duplicata no resumo de faturamento, eles contatam a Seção de Crédito e Cobrança por telefone, e quando a duplicata não foi enviada, eles mandam por envelope, ou seja, eles poderiam contatar apenas de um modo.
Arquivamento antes do término do processo e envio desnecessário de documentos:
Dentro de uma organização, o tempo é algo que realmente vale muito, e se for gasto em ações repetitivas, acaba gerando poucos resultados. No caso das vias que são arquivadas, muitas delas são colocadas em pastas e organizadas mesmo antes do término do processo. Na Seção de Crédito e Cobrança, por exemplo, as primeiras vias são arquivadas sem o canhoto que comprova a entrega do pedido, e no dia seguinte, após os canhotos chegarem, as mesmas vias são retiradas.
O correto seria não arquivar as vias até obter a confirmação. Depois, o Almoxarifado contatar a Seção de Crédito e Cobrança, avisando que os materiais foram entregues, para a mesma carimbar ‘material entregue’ e arquivar. Isso tudo sem enviar os canhotos ao Crédito e Cobrança, uma vez que a próxima