Análise Balanço Patrimonial Pão de Açucar - CBD
Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: Análise Balanço Patrimonial Pão de Açucar - CBD
Aluno: Roberto Ribeiro – MBA LAW
Disciplina: Contabilidade
Turma: CFQFEAD T0092 0313 EQ-1
Introdução
Segundo o pronunciamento do Ibracon (Instituto Brasileiro de Contadores) a CVM (Comissão de Valores Mobiliários): “Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização”.
A Contabilidade utiliza uma série de meios para realizar estas demonstrações, em função da necessidade de seus usuários, como por exemplo - Balanço Patrimonial, DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, DFC Demonstração do Fluxo de Caixa. DMPL – Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido.
Basicamente se divide em dois campos: Contabilidade Gerencial e Financeira.
A Contabilidade Gerencial utiliza os dados no ambiente da Empresa para fins de gerenciamento das informações, de planejamento, de controle e para a tomada de decisões – Analistas Financeiros e Diretores executivos.
A Contabilidade Financeira consiste na utilização destes dados para informar os resultados financeiros aos inúmeros interessados nessas informações - acionistas, consultores e jornalistas, agências de classificação de crédito, instituições financiadoras, fornecedores, clientes, diretores executivos, autoridades fiscais, governos e o público em geral.
BALANÇO PATRIMONIAL
O Balanço Patrimonial Expressa a fotografia da situação patrimonial da empresa em um dado momento, ou seja, resume o que a empresa possui e o que ela deve.
A Contabilidade usa um sistema estabelecido de registro de transações financeiros, chamado métodos das partidas dobradas. Esse sistema, usado mundialmente foi criado pelo sábio renascentista Luca Pacioli.
Toda transação gera um efeito duplo, por um lado representados