ERROS NOS PROCEDIMENTOS DO CUIDAR Contexto, Condições de Trabalho e Responsabilidades
ERROS NOS PROCEDIMENTOS DO CUIDAR
Contexto, Condições de Trabalho e Responsabilidades
Rolim de Moura, 2012.
Monize Mira Cintra
ERROS NOS PROCEDIMENTOS DO CUIDAR
Contexto, Condições de Trabalho e Responsabilidades
Trabalho apresentado à disciplina de Ética Profissional, sob a coordenação do Profº Dr. Maycon Fabiano de Almeida, do curso de Biomedicina da Faculdade São Paulo.
Rolim de Moura, 2012.
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, o rápido crescimento de novas tecnologias deu origens a situações inéditas de decisões morais que revelaram urgência em preparar os profissionais para discutir sobre os desafios encontrados no seu ambiente de trabalho. A preocupação com os aspectos éticos na assistência à saúde não se restringe ao simples conhecimento das normas e leis contidas na legislação ou nos códigos de ética profissional, mas estende-se também ao respeito à pessoa como cidadã e como ser social.
O cuidado com os outros se revela extremamente importante no campo da saúde, pois, na saúde deve-se sempre buscar o bem cuidar do paciente, ou seja, cuidar do paciente de maneira a restabelecer as condições de saúde afetadas pela doença. Num período marcado pela ocorrência de erros nos procedimentos executados pelos profissionais da saúde, faz-se necessário repensar a retomada da consciência do cuidado com os pacientes.
A falta de informação adequada e/ou de consciência sobre a função exercida pelos profissionais da saúde são as principais causas de erros de procedimentos. Essas situações mostram o despreparo dos profissionais, o que poderia ser sanado se houvesse mais capacitação. Nos últimos anos a oferta de cursos na área da saúde aumentou muito, mas nem todos têm a qualidade necessária. Mais do que falhas na formação, o grande problema é a falta de cuidados essenciais com o paciente, falta de consciência de que o trabalho está ligado à vida e que um ato, por mais banal