Fluxograma do processo de produção de álcool
Tipos de matéria prima utilizada na produção do álcool
O caldo ou o mosto que é uma mistura de mel, xarope e caldo clarificado é aquecido para ser esterilizado e ficar livre das últimas impurezas. Depois são levados para as dornas, grandes tanques onde é misturado com um fermento específico.
Que tem microrganismos que se alimentam do açúcar do caldo, liberando em seguida gás carbônico e álcool, tornando-se vinho fermentado passa pela centrifuga onde é retirado o vinho do fermento. O vinho vai para destilação o vinho é aquecido até evaporar, depois é condensado e volta à forma líquida.
Da destilação sai o álcool hidratado, líquido com 96% de álcool. É ele que será vendido nos postos. Parte dele, porém, ainda passa por um processo de desidratação, virando álcool anidro (mais de 99,5% de álcool), que é misturado à gasolina como aditivo.
Sistema de recepção da matéria prima
No Brasil, o transporte da cana até a usina, é predominantemente do tipo rodoviário, com o emprego de caminhões que carregam a cana inteira (colheita manual) ou picada em toletes de 20 a 25 cm (colheita mecânica). A recepção da cana-de-açúcar inicia-se com a pesagem da cana, que deve ser rigorosamente executada, uma vez que é feito, através dela, o controle tanto agrícola quanto industrial da unidade. Os caminhões são pesados antes e após o descarregamento, obtendo-se o peso real da cana pela diferença entre as duas medidas, (Lemos e Castro)2010.
A pesagem incorreta acarretará em erro nos balanços e rendimentos globais da fábrica. De maneira a ser correta e rapidamente realizada, deve-se dispor de duas balanças ou mais para determinação conjunta do peso bruto e da tara. Após a pesagem, são retiradas amostras de matéria-prima através de uma sonda especial, sendo enviadas ao laboratório, onde são analisadas em condições padronizadas. São determinados os teores de pol, brix e fibra. É através dessas análises que se efetua o