fluxograma
EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO,
TÉCNICO EM QUÍMICA E PRÉ-VESTIBULAR
Fluxograma de produção de açúcar
Paulo Henrique Lopes dos Santos Nº 19
PIRACICABA
Estado de São Paulo – Brasil
Novembro de 2011
1. Introdução
O processo de fabricação de açúcar e álcool visa, sinteticamente, à extração do caldo contido na cana, seu preparo e “concentração”, culminando nos vários tipos de açúcares conhecidos, como: demerara, mascavo, cristal, refinado, líquido, VHP, etc. O mesmo caldo, preparado de forma específica, resulta, através da fermentação microbiológica, com posterior destilação, no álcool etílico, fornecido nas opções: anidro ou hidratado.
Dentro desse processo de fabricação, podemos classificar uma usina de açúcar como uma indústria de extração, uma vez que o açúcar já é produzido pela natureza, através da cana, sendo ele somente concentrado no processo, nas suas várias modalidades. Já a indústria do álcool, pelo processo que passa, podemos classificá-la como uma indústria de transformação, cabendo esse papel à fermentação biológica alcoólica. O fluxograma da Figura 1 mostra, sucintamente, as fases de fabricação do açúcar e do álcool.
2. Objetivo
Mostrar o fluxograma da produção de açúcar e alcool mostrando as principais etapas do processo de fabricação.
3. Fluxograma de produção de açúcar
Fluxograma Geral da Produção de Açúcar e Etanol a partir da Cana-de-açúcar
DESCRIÇÃO DO PROCESSO TECNOLÓGICO A cana, depois de queimada e cortada no campo, chega à fábrica em camiões e atrelados de tractores e é descarregada por meio de gruas nas mesas de alimentação .
Das mesas alimentadoras, a cana passa a um condutor que alimenta o primeiro jogo de facas (FACAS PRIMÁRIAS) que corta a cana em pequenos pedaços de 20 a 60