Rota do cangaço
O circuito de cidades interioranas de Pernambuco sempre foi um excelente destino turístico. Seu clima e sua paisagem diferenciada desperta interesse de vários turistas todos os anos. Neste trabalho, abordaremos aspectos sociais, turísticos e ambientais da rota Salgueiro – Triunfo. Essa rota abrange quatro cidades: Salgueiro, Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo.
Salgueiro, que fica a 518 km de Recife, foi levada à condição de freguesia em maio de 1843 e é responsável pelo sétimo maior PIB do sertão de Pernambuco. Na questão turística, a cidade nos releva pontos interessantes para visitação, que serão vistos posteriormente. A próxima cidade da rota, Serra Talhada, é considerada a cidade mais importante do sertão pernambucano. Conhecida também por ser a Terra do Xaxado, foi aonde nasceu o cangaceiro mais famoso da história: Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.
Seguindo nossa rota, nos deparamos com Santa Cruz da Baixa Verde, que é um município composto pelo distrito sede e pela Vila de Jatiúca e sítios circunvizinhos. E finalmente nossa ultima cidade: Triunfo, conhecida também como o Oásis do Sertão.
O objetivo desse trabalho é explanar assuntos referentes ao levantamento geoambiental e turístico, tais como clima, condições naturais, relevo, geomorfologia, solo, hidrografia, vegetação, índices pluviométricos e geologia. Também abordaremos as características sócio-econômicas de cada localidade e suas potencialidades, problemas e projetos no setor turístico.
2. LEVANTAMENTO GEOAMBIENTAL E TURÍSTICO
2.1 SALGUEIRO Salgueiro é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Distante a 518 km da capital pernambucana, Recife. Localiza-se à latitude 08°04'27’’ sul e à longitude 39°07'09" oeste, e sua altitude é de 420 metros. Segundo o IBGE, a cidade atingiu 56.641 habitantes em 2010, distribuídos em 1.733,7 km². Possui grande importância na região do Sertão Central. Nos últimos tempos tem recebido vários investimentos