Fluxograma da Castanha de Caju
PROFESSOR: ARISTIDES SANTIAGO
ACADÊMICOS: LUANDSON LUIS DA SILVA GEISLA MAÍNE F. VARELA
Colheita e Descastanhamento
O descastanhamento consiste na separação entre a castanha e o caju, que pode ser feito manualmente, por simples torção, depois que os cajus se desprendem das plantas e caem em solo.
O processo de retirada da castanha também pode ser feito com o descastanhador (Fig. 1), com alto rendimento e eficiência.
Limpeza e Seleção
A limpeza consiste na retirada de impurezas como folhas, pedras e resíduos.
Pode ser feita em peneiras manuais.
Seleção das Castanhas
Durante a seleção, deve-se descartar as castanhas podres, mofadas, furadas, germinadas, chochas, ainda verdes ou mal formadas.
Secagem
Para iniciar o processo de secagem das castanhas, recomenda-se que estas sejam expostas (espalhadas) ao sol, em quadras de cimento, conhecidas por secador por um período de até 5 dias, dependendo da região.
Classificação das Castanhas
A classificação é importante, pois pode influenciar em todas as etapas subsequentes do beneficiamento. Daí, a necessidade de se separá-las por tamanho (grande, média, pequena e miúda).
Armazenamento da Castanha
Depois de limpas, selecionadas, secas e classificadas, as castanhas podem ser armazenadas por mais de 1 ano.
O armazenamento deve ser feito em sacos de fibra vegetal, com capacidade de 50 kg, empilhados sobre pedaços de madeira de preferência pintados para evitar o processo de desgaste com o tempo.
Cozimento
O processo consiste no cozimento da castanha em vapor, por 20 a 30 minutos. A maioria dos cozedores desenvolvidos para as minifábricas, com capacidade de 50 kg, (Fig. 7), tendo como fonte de calor gás de cozinha ou lenha.
Decorticação
A decorticagem, corte ou abertura da castanha consiste na separação entre a amêndoa e a casca (Fig. 8), podendo ser feita pelos métodos:
Manual;
Semi-mecanizado;
Estufagem das