fluxograma cadeia produtiva
Na etapa final, os produtos podem chegar ao consumidor em forma de vestuário ou de artigos para o lar (cama, mesa, banho, decoração e limpeza). Alem desses usos tradicionais, os tecidos também podem ser destinados ao uso industrial (filtros de algodão, componentes para o interior de automóveis, embalagens, entre outros).
Há ainda a interface com a indústria química, dada a necessidade de insumos químicos para diversos tipos de tratamento desde as fibras ate os bens acabados, e a industria de bens de capital, tendo em vistas maquinas e equipamentos que perpassam toda cadeia.
Como surgem as tendências?
Diferente do que muitos pensam, elas não são infundadas ou sem base. As tendências são obtidas através de pesquisa de consumo, analise de valores sociais, de desejos particulares dos consumidores, de criações inovadores de estilistas, de releituras de quadros históricos, etc. Antigamente para se saber o que estava na "moda" bastava olhar para a vitrine de uma grande grife como a Louis Vuitton. A pessoa entrava em uma loja e saia dos pés a cabeça vestindo a marca e pronto, já era considerado uma pessoa antenada. Hoje em dia isso mudou e são as grife que vão buscar referencias nas ruas para sua coleção. Elas estão antenadas aos detalhes, a elementos comuns em determinados grupos e as atividades que as pessoas estão habituadas a fazer no dia a dia. Outra mudança