CC37
GT 03 – História da matemática e etnomatemática
Ricardo Kucinskas, Departamento de Matemática, Universidade Federal de São Carlos, kucinskas03@hotmail.com
Renata Cristina Geromel Meneghetti, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, rcgm@icm.usp.br
Resumo: Este trabalho aborda a Educação Matemática no contexto da Economia Solidária, tendo como foco uma marcenaria coletiva feminina de um assentamento rural, caracterizada como Empreendimento em Economia Solidária (EES). Nosso propósito foi compreender a Matemática utilizada no caso específico dessa marcenaria. Esta investigação segue uma abordagem qualitativa: estudo de caso. A partir de observação simples e participação em reuniões com a incubadora responsável pela implementação desta marcenaria (enquanto um EES), coletamos materiais e elaboramos alguns fluxogramas da cadeia produtiva dessa cooperativa. Por meio da análise desses fluxogramas, levantamos algumas situações em que a Matemática é utilizada, entendendo esse processo como um dos meios de se compreender a etnomatemática desse grupo. Como resultado, verificamos que a matemática está presente em diversas situações, tais como: a elaboração dos orçamentos, confecção dos produtos e divisão da renda líquida obtida. Dentre essas situações, destacam-se os conceitos, principalmente, de cálculo com números decimais, volume e unidades de medida.
Palavras-chave: Educação Matemática; Economia Solidária; Empreendimento em Economia Solidária (EES); Etnomatemática.
Introdução
Este projeto faz parte de um projeto maior, o qual visa focalizar a Educação Matemática, no contexto da Educação em Economia Solidária, enquanto possibilidade de ensino e aprendizagem desta ciência de forma contextualizada, visando atender a demandas específicas inerentes à implementação de Empreendimentos em Economia Solidária (EES).