trabalho de trigonometria
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO
ENSINO DE TRIGONOMETRIA:
UM ENFOQUE METODOLÓGICO
Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Docente: Profa. Dra. Maria do Carmo de Sousa
Alunos: Ailton Barcelos da Costa Fábio Domingues Gabriel Lopes da Rocha Marcelo Aguiar Dias
AILTON BARCELOS DA COSTA
FÁBIO DOMINGUES
GABRIEL LOPES DA ROCHA
MARCELO AGUIAR DIAS
ENSINO DE TRIGONOMETRIA:
UM ENFOQUE METODOLÓGICO
SÃO CARLOS
2007
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA TRIGONOMETRIA
A origem da trigonometria é incerta. Entretanto, pode-se dizer que o início do desenvolvimento da trigonometria se deu principalmente devido aos problemas gerados pela Astronomia, Agrimensura e Navegações, por volta do século IV ou V a.C., com os egípcios e babilônios. É possível encontrar problemas envolvendo a cotangente no Papiro Rhind e também uma notável tábua de secantes na tábua cuneiforme babilônica Plimpton 322.
Para considerar a gênese, devemos discutir qual o significado que daremos ao termo Trigonometria. Se o tomarmos como a ciência analítica estudada atualmente, teremos a origem no século XVII, após o desenvolvimento do simbolismo algébrico. Mas, se o considerarmos para significar a geometria acoplada à Astronomia, as origens remontarão aos trabalhos de Hiparco, no século II a.C., embora existam traços anteriores de seu uso. Se o considerarmos, ainda, para significar literalmente medidas do triângulo, a origem será no segundo ou terceiro milênio antes de Cristo.
De acordo com EVES (1997), temos que:
“ Um certo número de papiros egípcios de algum modo resistiu ao desgaste do tempo por mais de três milênios e meio. O mais extenso dos de natureza matemática é um rolo de papiro com cerca de 0,30 m