Proposta de um modelo de implantação de um frigorífico quanto às questões organizacionais, ergonômicas e ambientais
Resumo: O seguinte artigo foi realizado visando a criação de um modelo de implantação de um frigorífico de pequeno e médio porte na região centro oeste de Minas Gerais, onde este tem por objetivo principal criar um modelo que possibilite otimizar o processo produtivo de um frigorífico enfatizando o abate de bovinos, no âmbito ambiental, ergonômico e organizacional. Para a realização deste trabalho foi feita uma visita técnica em um frigorífico para observação e coleta de dados relacionados ao local. De acordo com o objetivo propôs-se um modelo com um novo layout e melhorias que adequa o frigorífico às normas exigidas melhorando a qualidade do processamento da carne.
Palavras-chave: Cadeia produtiva, layout, abate de bovinos.
1. Introdução
Segundo Tirado et al (2008, p. 2):
No Brasil a pecuária de corte tem posição de destaque na economia, devido ao mercado doméstico e o externo. Classificado como o segundo maior rebanho mundial, sendo superado apenas pela Índia, que não explora a pecuária bovina com fins comerciais. Com isso, o Brasil recebe a classificação de país com o maior rebanho bovino comercial do mundo e maior exportador de carne bovina, em toneladas.
Essa grande capacidade de exportação se dá por inúmeros fatores dentre eles a baixa cotação do real, os baixos custos de produção (comparados com outros países) e as baixas ocorrências de encefalopatia espongiforme bovina (BSE) dentre outras.
Conforme foi acontecendo o crescimento das exportações, ocorreu também a necessidade de novas tecnologias para os setores frigoríficos, que agora teriam que atender às restrições sanitárias impostas pelos países importadores, uma vez que a preocupação destes sobre a segurança do alimento e a qualidade da carne bovina era bastante elevada.
Logo, abrangendo esse contexto é importante mencionar que as exigências dos mercados