Flambagem Estrutural
FLAMBAGEM ESTRUTURAL
Nova Iguaçu – RJ
2012
INTRODUÇÃO
Na área da mecânica, muitas vezes nós deparamos com estruturas, bases de máquinas, equipamentos de suportes que sofrem um esforço de compressão. Assim, devemos especificar um material que seja resistente à compressão e que não se deforme facilmente quando submetido ao esforço. E se submetido a esse esforço, podemos ver falhas como a flambagem, objeto de estudo deste trabalho, tal como sua definição, causas, cálculos para seus valores e consequências.
FLAMBAGEM
A flambagem, também conhecida como encurvadura é um fenômeno caracterizado pelo deslocamento lateral de elementos/peças longas ou esbeltas (com grande altura e pequena largura) devido à compressão de uma força axial (em suas extremidades).
(Barra flexionada por flambagem devido à compressão axial)
Podemos perceber que se o equilíbrio estrutural do objeto a sofrer a compressão é perturbado, ele acaba voltando ao normal desde que a carga que está fazendo a compressão (P) não ultrapasse um determinado valor, que é denominado de carga crítica (Pcr).
Porém se o valor da carga aplicada for maior que o valor da carga crítica, o sistema estudado irá se deslocar e mudar sua forma inicial até encontrar uma nova posição de equilíbrio. Quando P for menor que Pcr dizemos que o sistema é estável, e quando P for maior que Pcr, dizemos que o equilíbrio instável.
Para calcular o valor da carga crítica levamos em consideração o momento em que ocorre a flambagem, ou seja, o momento em que a estrutura do corpo se modifica, estudando o equilíbrio da barra em sua posição que foi deslocada. A flambagem se dá de diferentes formas dependendo da barra que está sofrendo a força.
O valor da carga crítica é obtido, no caso de colunas bi-articuladas, através da formúla:
:
(Fórmula de Euler, devido ao matemático suíço Leonhard Euler)