Estrutura e arquitetura
1.1 – Introdução
Um dos principais objetivos do projeto estrutural é produzir estruturas que sejam seguras e duráveis a um custo razoável. E isto requer que as dimensões das seções transversais dos elementos estruturais sejam determinadas de tal forma que o sistema estrutural seja capaz de suportar com segurança as cargas que nele são aplicadas. Por isto, o objetivo do pré-dimensionamento das peças estruturais é o de chegar tão próximo quanto possível do dimensionamento ideal e final que devem ser apresentado nos projetos estruturais.
Nos projetos de arquitetura as dimensões das peças estruturais é também um requisito essencial, pois elas serão uma ferramenta muito útil em que o projetista estrutural pode utilizar no estudo preliminar do sistema estrutural. Sendo assim o método apresentado a seguir não terá o rigor que é apresentado nos projetos estruturais, entretanto através de cálculos rápidos é possível estabelecer as dimensões aproximadas das peças estruturais que podem ser utilizadas nos projetos de arquitetura das estruturas.
1.2 – Análise estrutural
O principal fator que determina as dimensões dos elementos de um sistema estrutural é a quantidade de carga a que eles estão sujeitos. Assim, a partir do prédimensionamento dos elementos estruturais é possível estimar o peso próprio do elemento estrutural, que somado a outras cargas gravitacionais é obtido às cargas permanentes atuantes no elemento estrutural. Este processo inicial de determinação do pré-dimensionamento das peças estruturais é parte fundamental do cálculo que a estrutura é submetida e que é conhecido por análise estrutural.
Análise estrutural pode ser dividida em três partes distintas: a determinação das cargas atuantes no sistema estrutural; análise preliminar; e análise final.
A determinação das cargas atuantes é a previsão dos carregamentos máximos que ocorrerá na vida útil da estrutura. Os quatro