Arquitetura e as estruturas
- Conceito de arquitetura e as estruturas:
Estrutura significa modo como as diferentes partes de um todo estão dispostas. Constituição, disposição e organização. Ou seja, o que permite que uma construção se sustente e se mantenha sólida.
Pelas ilustrações da Natureza, podemos ver como começou a estruturas. Cada estrutura tem um papel fundamental na construção da natureza, que hoje é fundamental no espaço em que vivemos. Isso vem de muitos anos atrás, onde o homem que vivia em cavernas começou a identificar formas para poder sustentar suas moradias e outros tipos de construções. Como nas imagens abaixo, vemos um tipo de estrutura na natureza.
- Ilustração de Estrutura na Natureza:
Formação rochosa, chamada de “Pedra da Biblioteca", é uma viga de pedra, em que um dos vãos tem mais de 20 m de comprimento. Do ponto de vista estrutural, pode-se considerá-la como uma viga biengastada nas extremidades com dois apoios intermediários.
[pic]
[pic]
E com o passar do tempo, assim que o homem começou a desfrutar das estruturas que a natureza poderia oferecer. Assim, hoje temos estruturas evoluídas com diversos tipos de materiais para que possa sustentar uma obra arquitetônica e outros tipos de projetos que necessitam de materiais firmes para seu sustento.
Estrutura da Arquitetura:
Estrutura de Aço
[pic]
Principais Estruturas:
Lista de alguns elementos que são importantes para que haja uma estrutura firme aumentando a segurança do projeto.
Barra – elemento linear sujeito a esforços longitudinais sejam de tração ou de compreensão. Pode-se considerar que as vigas e os pilares são elementos barra.
Veio de transmissão – elemento linear sujeito unicamente a esforços de torção.
Viga – elemento linear sujeito a esforços de flexão, esforços transversos e torção, simultaneamente ou isoladamente. Neste elemento por regra o esforço de torção é desprezado.
Papel do arquiteto e do