A Estrutura e a Arquitetura
Na apresentação, textos curtos batem intencionalmente na mesma tecla, uma variação sobre o mesmo tema: a importância da estrutura para a arquitetura. Será a arquitetura tão dependente da estrutura? Será de fato a estrutura um elemento vital para a existência da arquitetura?
“Sem estrutura, a forma material não pode ser preservada e, sem preservação da forma, o organismo interno não pode funcionar.” – é evidente que nenhuma forma material rígida se autossustentaria sem a presença de elementos estruturais em sua composição. A necessidade da estrutura na arquitetura é imprescindível, afinal, é ela quem trabalha como o “esqueleto” da arquitetura, agindo como um direcionador de todas as cargas e esforços, absorvendo-os e direcionando-os ao solo.
Ao que se diz respeito ao conhecimento estrutural, muitos estudantes de arquitetura, em sua massa, questionam a seguinte ideia:
“será a fase de formação de ideias estruturais dependentes da matemática?” A resposta é não. Em fase de desenvolvimento de ideias o uso da matemática aplicada é completamente dispensável, claro que, alguns conceitos estruturais são bem melhores compreendidos quando há o uso da temível álgebra, mas simples analises para compreensão do funcionamento das estruturas eliminam o uso da mesma.
Desde os primórdios da arquitetura a estrutura é um elemento essencial para a sua existência, porém, em tempos remotos com as barreiras ainda existentes havia grande limitação da forma e da construção de grandes vãos. Com a remoção dessas barreiras e a evolução contínua da ciência da engenharia e as técnicas construtivas, grandes vãos podem ser vencidos sem grandes problemas, assim como a estética e a forma são ilimitadas, de modo a dar liberdade ao arquiteto
para
a
criação
de
ideias
arquitetônicas
surreais.
Surgem
questionamentos muitos comuns quando se pensa no passado, um deles é de como na falta de conhecimento estrutural grandes