Arquitetura e Estrutura
O projeto arquitetônico, quanto suas concepções de ambiências interiores, volumetria e a aparência externa, é a origem do empreendimento em relação a sua idealização e concretização da obra. O conhecimento sobre os confortos, ambiental e termo acústico são de extrema importância, visto que todo projeto é direcionado a atender necessidades de um ser humano. Porém, não são somente suficientes para a construção de um edifício.
Além da importância do calculo estrutural, ele é terminantemente essencial à estabilidade. Cabe ao arquiteto ter conhecimentos do assunto para melhor projetar, e ter uma menor margem de erro tanto no agrado do cliente em relação à funcionalidade quanto ás questões de custo da construção e manutenção. Através de visitas a obras, foram observadas essas questões e a importância da comunicação da concepção arquitetônica com a estrutural (com seus respectivos responsáveis).
Um exemplo da falta de comunicação entre esses dois trabalhos é a ocorrência frequente de saliências dos pilares com as paredes (espalas).
As atividades devem se complementar e não barrar o pregresso da outra. Visto que o objetivo é levar melhores soluções a sociedade, ligadas ás questões econômicas ambientais e de habitabilidade.
Temos exemplos da aliança entre estrutura e arquitetura na Igreja da Pampulha de Oscar Niemayer. Uma forma simples que se sustenta por si só, a abóboda parabólica deixa de lado a laja a estrutura convencional de laje, vigas e pilares e acaba se tornando uma obra de arte pela ousadia em sua volumetria. Mas é pertinente sua forma como harmonia entre estética e própria estrutura. É notável a criatividade na concepção da volumetria também em relação as soluções de iluminação e ventilação que surgiram no projeto.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_S%C3%A3o_Francisco_de_Assis_(
Belo_Horizonte)
Arquitetura e urbanismo
Estrutura em concreto armado