As redes em redes - Milton Santos
Toda transformação organizacional tem suas características, como por exemplo a Ford Motor Company que possuía como característica a produção em massa, o que inspirou o futuro fordismo. O atual sistema organizacional pode ser exemplificado pela Cisco Systems ( que não é a única no ramo), que consiste em um modelo empresarial voltado para “novas tecnologias”, como comutadores e roteadores, a Cisco teve origem de dois professores de Stanford, o investimento inicial foi relativamente pequeno, dois milhões de dólares em 1985, já que o retorno foi grande, receita anual de 69 milhões em 1990, o grande diferencial da Cisco e que ela atuava em diferentes ramos e comprava as pequenas e médias empresas com boas tecnologias. A cisco organizou softwares em que produtos poderiam ser vendidos on-lline o que alavancou sua lucratividade. Sendo assim a Cisco Systems é um grande exemplo na revolução tecnológica, pois possui sua base de rede organizacional alimentada por redes de informação, não só na área da internet mas por áreas bem diversas, como a maquinaria agrícola, compras entre outros.
A tecnologia da informação e a empresa em rede Esses novos modos de organização não foram exclusivos das transformações tecnológicas, caso do sistema kan-ban introduzido pela Toyota em que as instruções eram escritas em cartões, que localizavam-se em diferentes pontos de trabalho, que por sua vez era trocado entre fornecedores e operadores da fábrica, ou seja, era necessária um maior mudança da mentalidade dos trabalhadores, do que a mudança de máquinas.
Nos anos 80 as empresas acreditavam que a nova tecnologia traria mais facilidades, mas alguns investidores da nova era logo perceberam que se a mão de obra não fosse mais adequada traria prejuízo a empresa. Assim a transformação organizacional desenvolve-se separada da transformação tecnológica.
Com a aliança de pequenas, médias empresas de ligaram-se possibilitou a descentralização da tecnologia, em