Sistema de informação gerencial - sig
Claudemir Renato Gonçalves
Leila Pires Camargo
Vanise F. Jackisch
RESUMO
Este Artigo apresenta informações sobre a definição do que é Sistema de informação Gerencial - SIG, sua aplicação em empresas, qual sua importância e também um exemplo prático de como utilizar o SIG em um determinado departamento. Através dele pretende-se mostrar como a tecnologia auxilia no acesso das informações e deixa as empresas mais competitivas.
Palavras - chave: Informações – Aplicação – Tecnologia.
1 INTRODUÇÃO Existem muitas definições do SIG, como um método formal de tornar disponíveis para a administração, as informações precisas necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão e para dar condições para que as funções de planejamento, controle e operacionais da organização sejam executadas eficazmente. O sistema fornece informações sobre o passado, o presente, e o futuro projetado sobre dados relevantes dentro e fora da organização. Sistemas de Informação Gerencial são de grande importância para as empresas, pois permitem que sejam realizadas as integrações entre as diversas funções empresariais. Como exemplo, as funções compras, marketing, finanças, recursos humanos e produção passam a trocar informação, visando a alcançar maior competitividade, e com isso deverá ocorrer a otimização dos recursos, o cumprimento dos prazos, a redução dos custos.
2 FINALIDADE E APLICAÇÃO A finalidade principal do SIG é ajudar as empresas atingir suas metas, fornecendo aos seus Gestores informações específicas que ajudem no processo decisório. As aplicações do SIG visam principalmente tornar a empresa mais ágil, capaz de definir com mais clareza a situação da empresa no mercado, planejar estratégias, pontos fortes, pontos fracos, recursos, movimentos da concorrência, definição dos consumidores e etc. Atualmente mais do que nunca buscamos a maximização