Cobre e suas ligas
4.1 – Introdução
O cobre foi o primeiro metal utilizado pelo homem. Acredita – se que por volta de 13000 a.C. foi encontrado na superfície da Terra em forma de “cobre nativo”, o metal puro em seu estado metálico. Usado inicialmente como substituto da pedra como ferramenta de trabalho, armas e objetos de decoração, o cobre se tornou, uma descoberta fundamental na história da evolução humana.
Atualmente, é obtido a partir de minérios, sendo os mais divulgados
Os minérios sulfurados.
Dois desses minérios destacam-se em primeiro plano: a calcopirita (Cu2S + Fe2S3) cujo o teor de cobre é de 34,5% e a calcosita (Cu2S) contendo cerca de 80% de cobre.
O Cobre e suas ligas são o terceiro metal mais utilizado no mundo, perdendo apenas para os aços e para os alumínios e suas ligas. Suas principais características são as elevadas condutividades elétrica e térmica, boa resistência a corrosão e facilidade de fabricação, aliadas a elevadas resistências mecânica e à fadiga. São geralmente não magnéticos. A temperatura máxima de utilização do material e seu elevado custo restringem sua utilização
4.2 – Propriedades mecânicas O cobre não ligado é tão pouco resistente e dúctil que é difícil sua usinagem; além disso, ele possui uma capacidade quase ilimitada de ser trabalhado a frio.
Ademais, ele é altamente resistente à corrosão em uma variedade de ambientes, que incluem a atmosfera ambiente, a água do mar e alguns produtos químicos industriais. As propriedades mecânicas e de resistência à corrosão do cobre podem ser melhoradas pela formação de ligas. O Cobre é um material criogênico, pois suas propriedades mecânicas melhoram a baixas temperaturas. Essas propriedades são satisfatórias até 150—200 ºC. Esse material deforma-se facilmente, apresenta grande alongamento nos estados recozido, encruado e fundido e tem baixa dureza. A dureza do cobre pode ser aumentada por adição de elementos de liga como cromo e cádmio, tratamento térmico e