fisiologia entender como funciona os pulmões
O presente artigo é uma compilação de fragmentos de textos consagrados sobre o assunto e foi desenvolvido originalmente para dar suporte aos alunos do× Preparatório para o TSA (Título Superior em Anestesiologia) da SAESP (Sociedade de× Anestesiologia do Estado de São Paulo), onde ministro a aula “Fisiologia do Sistema Respiratório” há alguns anos. Não tenho a pretensão de esgotar o tema, longo e complexo, e sim ajudar a quem necessita obter noções rápidas sobre o assunto.
A adaptação das imagens para a web foi feita por× Coelho, designer gráfico e parceiro desde sempre, responsável pela concepção visual deste website.
Para facilitar o estudo, está disponível a versão em pdf deste texto, bastando clicar AQUI para iniciar o download de 2,36 Mb.
Também estão disponíveis as questões sobre× Resp das provas do TSA até 2001, no mesmo formato (156 Kb). Basta fazer o download a partir deste ponto.
INTRODUÇÃO
A principal função dos pulmões é promover a troca gasosa contínua entre o ar inspirado e o sangue da circulação pulmonar , fornecendo oxigênio (O2) e removendo o dióxido de carbono (CO2). A vida depende da realização contínua e eficiente desse processo, mesmo em condições alteradas por doenças ou por ambiente desfavorável.
A integridade dos complexos mecanismos que mantem esse processo pode ser comprometido de várias formas pela anestesia. Um bom entendimento da fisiologia respiratória é essencial para manter seguro o paciente anestesiado.
Anatomia
Vias Aéreas Superiores : nariz/boca - faringe - laringe
Traquéia
Brônquios
Bronquíolos
terminais respiratórios Ductos e sacos alveolares
O trato respiratório se extende desde a boca e o nariz até os alvéolos. As vias aéreas superiores (VAS) servem para filtrar o ar inspirado, umidificá-lo e aquecê-lo. A patência da boca e nariz é mantida em grande parte pelo arcabouço ósseo, mas a faringe