Biomecanica e fisiologia
Santo Amaro da Imperatriz, 11 de setembro de 2013
Introdução
Nesse documento vai conter toda a parte biomecânica e fisiológica aplicada diretamente a ergonomia, sabemos que a biomecânica e a fisiologia básica é o mínimo que um profissional deve entender, já que se não souber como funciona o corpo humano não tem como adequar o ambiente de trabalho a ele.
Biomecânica
A palavra “Biomecânica” pode ser decomposta por dois termos: “bio”, de biológico, ou seja, relativo aos seres vivos e, “mecânica”. Logo, a partir da análise morfológica da palavra “Biomecânica”, esta significa... A aplicação dos princípios da mecânica aos seres vivos.
A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos. Ou seja, em seu estudo as leis físicas da mecânica são aplicadas ao corpo humano, a fim de que se reduza as tensões nos músculos e articulações.
A biomecânica faz uso da Anatomia, da Fisiologia e da Mecânica para substanciar e balizar suas descobertas. Ou seja, para se desenvolver um estudo biomecânico necessitar-se-á da contribuição destas três ciências.
Os princípios mais importantes da biomecânica para a Ergonomia são:
Manter as articulações em uma posição neutra;
Conservar pesos próximos ao corpo;
Evitar curvar-se para frente;
Evitar inclinar a cabeça;
Evitar torções de tronco;
Evitar movimentos bruscos que produzam picos de tensão;
Alternar posturas e movimentos;
Restringir a duração do esforço muscular contínuo;
Prevenir a exaustão muscular;
Introduzir pausas curtas e frequentes.
Fisiologia
A fisiologia estuda o funcionamento do organismo, buscando estimar a demanda energética do coração e dos pulmões, durante um esforço físico. Baseada nessas informações, a