Religiões Nativas da América
Há 30 ou 40 mil anos atrás, alguns siberianos procuraram uma vida mais próspera e atravessaram o congelado Estreito de Bering, até o hemisfério ocidental e assim, os primeiros americanos surgiram. Esses nativos quando chegaram ao Alasca, migraram para o leste e sul por passagens desgeladas ao longo de milhares de anos. Pelo que parece a migração desse povo ocorreu em três grandes levas que foram:
Primeira – Os ameríndios (nome do povo e da língua), se encontram no extremo sul da América desde mais ou menos 9 mil a.C.
Segunda – Os ana dene que eram várias tribos e se estabeleceram por volta de 7 mil a.C. na costa Noroeste e os athabaskan que também faziam parte dessa segunda leva, migrando para as terra do Oeste do Canadá.
Terceira – Os esquimós e os aleutas migraram para América a por volta de 5 mil anos atrás.
POVOS PRÉ-MONGÕES
Adaptaram-se bem ao ambiente gélido e desértico. Desenvolveram uma cultura que os estudiosos chamam de circumpolar. O mundo deles eram:
- Cheios de espíritos sobrenaturais que controlavam uma realidade natural e ameaçadora;
- Faziam cultos localizados, dedicado a um lugar sagrado;
- Eles criam em um mestre dos animais como a baleia que era considerada um ser sagrado e reverenciada com culto próprio. Através de visões da baleia, ela dava aos caçadores cantos para serem entoados durante a expedição de caça. Não havia diferenças entre animais terrestres, marinhos e seres sobrenaturais que os protegiam;
- O homem não é superior no ciclo da vida, sendo assim, homens, animais, plantas são todos iguais;
- Acreditavam em curandeiros em transe (os Xamãs);
- O curandeiro entendia de música, arte, religião, filosofia e história.
Em seus rituais havia os Xamãs que eram os curandeiros que recebiam suas bênçãos de um ou de vários espíritos, devido as suas diversas capacidades sobrenaturais. Curavam por inspiração, eram mediadores nas relações entre seu grupo e poderes sobrenaturais, enviavam a própria