Introduçao a biomecanica
1. AS CIENCIAS DO DESPORTO E A BIOMECÂNICA
A investigação aplicada ao contexto desportivo, quando comparado com outras atividades humanas, é relativamente recente. Só após o fim da segunda guerra mundial é que se verifica um aumento desta atividade.
As diversas Ciências do Desporto podem ser agrupadas por áreas, de acordo com o tipo de abordagem utilizada. Uma dessas áreas é a das ciências biológicas, onde se destaca a Fisiologia do Exercício, a Bioquímica, a Antropometria ou, a Biomecânica.
2. DEFINIÇÕES DE BIOMECÂNICA
Existem várias definições de Biomecânica. Numa análise morfológica da palavra Biomecânica, “bio”, de biológico, ou seja, relativo aos seres vivos e, mecânica. Logo, a palavra, Biomecânica será a aplicação dos princípios da Mecânica aos seres vivos.
Hay descreve a Biomecânica como sendo a ciência que estuda as forças internas e externas que atuam no corpo humano e, os efeitos produzidos por essas forças.
Desta definição, observa-se a existência de dois campos de estudo distintos na Biomecânica: o estudo das forças internas e das forças externas.
Biomecânica interna preocupa-se com a determinação das forças internas e as consequências resultantes dessas forças. Já a Biomecânica externa refere-se às características observáveis exteriormente na estrutura do movimento.
Disto emergem implicitamente as áreas subsidiárias da Biomecânica, isto é, a Anatomia, a Fisiologia e, a Mecânica. Ou seja, para se desenvolver um estudo biomecânico necessita se destas três ciências.
A Anatomia é a ciência que estuda as formas e as estruturas dos seres vivos. A Fisiologia é a ciência que estuda o funcionamento de todas as partes do organismo vivo, bem como do organismo como um todo. E a Mecânica é a ciência que descreve e prediz as condições de repouso ou de movimento de corpos sob a ação de forças.
3. CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS
Em termos epistemológicos, uma ciência só é considerada como autónoma