mateus fff
A cinesiologia pode ser conceituada como sendo a ciência que estuda o movimento humano. O presente artigo buscará expor como esta ciência surgiu e se desenvolveu ao longo de sua história, e como conseguiu atingir na atualidade um status que lhe permite ser considerada como sendo o meio principal pelo qual podem-se compreender as forças que agem sobre o corpo humano de modo a manipulá-las para que a ação humana possa ser melhorada, ou para evitar possíveis lesões (LEHMKUHL & SMITH, 1987). Vamos também citar algumas disciplinas que relacionam-se intimamente com a cinesiologia, uma vez que esta verdadeira ciência do movimento humano surgiu a partir da combinação de teorias e princípios de várias disciplinas que estudam o ser humano, entre as quais podemos destacar a anatomia, a fisiologia, a psicologia, a antropologia e a mecânica.
Ao final do presente artigo espera que o leitor possa ter em sua mente todas as informações possíveis a respeito do assunto em questão, uma vez que entendemos ser de fundamental importância para nós, profissionais de educação física, o conhecimento desta disciplina desde a sua origem até os dias atuais tal qual uma ciência que nos proporciona estudar os fatores que interferem no "instrumento" que nós utilizamos em nossas aulas - o movimento humano.
1. A ORIGEM E O DESENVOLVIMENTO DA CINESIOLOGIA:
Segundo Lehmkuhl e Smith (1987) a cinesiologia surgiu e desenvolveu-se a partir da fascinação dos seres humanos pelo comportamento motor animal. Questões levantadas pelos estudiosos tais como a maneira pela qual o homem anda, ou ainda como nada um peixe, como um pássaro voa ou até quais são os limites da força muscular, levaram o homem a criar e desenvolver a ciência do movimento humano, desde já chamada de cinesiologia. Esta relação homem-mundo animal observada nas origens da cinesiologia demonstra sua íntima relação com outra disciplina que faz