A diferença entre Grande Circulação e Pequena Circulação
Sabemos que o coração bombeia sangue para o corpo inteiro gerando assim a circulação sanguínea.
Segundo o médico inglês Willian Harvey descobriu no século 17 através de estudos uma serie de função do coração e que ele distribui o sangue oxigenado a todos os órgãos e ao mesmo tempo recebe o não oxigenado e que havia dois grandes circuitos realizados pelo organismo humano (o geral e o pulmonar).
Ele baseou sua pesquisa sobre circulação do sangue e movimento do coração em animais vivos assim como em animais dissecações, para explicar o mecanismo do aparelho circulatório na sua obra. Ensaio Anatômico sobre movimentos do coração e sangue nos animais, publicada em 1628.
Agora que já sabemos quem descobriu vamos entender como ela funciona. O sistema circulatório tem três componentes básicos.
- O coração
- O vaso sanguíneo
- O Sangue
O sangue viaja continuamente por todo o sistema circulatório entrando e saindo do coração através de duas formas chamada de.
1 Circulação Pulmonar de pequena circulação que tem inicio no ventrículo direito, de onde o sangue é bombeado para rede capilar dos pulmões. Depois de sofrer a hematose o sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo em síntese, e uma circulação coração - pulmão - coração.
2 Circulação Sistêmica ou grande circulação tem inicio no ventrículo esquerdo, de onde o sangue é bombeado para a rede capilar dos tecidos de todo o organismo. Após as trocas o sangue retorna pelas veias ao átrio direito em resumo é uma circulação coração – tecidos – coração.
Resumindo a circulação pulmonar (pequena circulação) passa simultaneamente pelos pulmões direito e esquerdo e a circulação sistêmica passa simultaneamente pela metade superior e inferior do corpo.
Referencias Bibliográficas
SHERWOOD, LAURALEE de texto Fisiologia Humana: das células aos sistemas. Tradução da 7° edição Norte Americana, editora Cengage 2011. Capitulo 9 paginas 303 a 305.
DANGELO E FATTINI