Sistema respiratorio
Joserley de Lima Cardoso de Oliveira
Centro Universitário Campos de Andrade
Centro Cidade Universitária - Santa Quitéria – 80310-310 – Curitiba –PR - Brasil
E-mail: joserleydelima@yahoo.com.br
Resumo: Este é o resumo do trabalho. O resumo deve ser objetivo, coerente e curto, com aproximadamente 100 palavras. Com a leitura deste resumo qualquer pessoa tem que ser capaz de entender o trabalho desenvolvido e a que conclusões chegaram. Estas instruções têm como objetivo guiá-lo na preparação de seu trabalho.
Palavras chave: experiência, relatório, formato (pelo menos 3).
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Função do Sistema Respiratório.
A função do Sistema Respiratório é incorporar oxigênio ao organismo; para que ao chegar a célula se produza a "combustão" e poder assim "queimar" os nutrientes e liberar energia. Dessa combustão ficam dejetos, tal como o dióxido de carbono, o qual é expulso para o exterior através do processo de expiração.
Mecânica Respiratória: Inspiração e Expiração.
O ar é inalado pelo nariz, a onde é aquecido e umedecido. Logo, passa pela faringe, segue pela laringe e penetra na traqueia.
Na metade da altura do peito, a traqueia se divide em dois brônquios que se dividem de novo, uma e outra vez, em brônquios secundários, terciários e, finalmente, em alguns 250.000 bronquíolos.
No final, os bronquíolos se agrupam em ramos de alvéolos, pequenos sacos de ar, onde é realizada a troca de gases com o sangue.
Ao inspirar e expirar realizam ligeiros movimentos que fazem os pulmões expandir o ar entre eles mediante o trato respiratório.
O diafragma faz que o tórax aumente seu tamanho, e assim fazendo com que os pulmões inflem. Nesse momento, as costelas se levantam e se separam entre si.
Na expiração, o diafragma sobe, pressionando os pulmões e fazendo com que eles expulsem o ar pelas vias respiratórias. É quando as costelas descem e ficam menos separadas entre si e o volume do tórax diminui.
Composição