sistema respiratório
Nariz:
Externo – É vista externamente no plano mediano da face, apresentando – se como uma pirâmide triangular em que na extremidade superior é denominada raiz e a inferior base. Nesta encontram – se duas aberturas em forma de fenda, as narinas, separadas por um septo e que comunicam o meio externo com a cavidade nasal. O ponto mais projetado, anteriormente, da base do nariz recebe o nome de ápice e entre ele e a raiz estende – se o dorso do nariz. Tem a função de limpar, aquecer e umidificar o ar inspirado.
Cavidade Nasal – Divisão – Vestíbulo; região respiratória; região olfatória. - Narinas – Meio externo – anteriormente.
- Coanas – Porção nasal da faringe posteriormente. (abertura nasofaringea) - Septo Nasal – Constituído por parte cartilaginosa (cartilagem do septo nasal) e óssea (osso etmóide e vômer).
- Conchas – São projeções da face medial de cada labirinto, geralmente duas, como lâminas ósseas recurvadas que darão origem as conchas superior, média e inferior.
Estas conchas projetam – se na cavidade nasal, estão recobertas pela mucosa e delimitam espaço (meatos).
Seios Paranasais – Osso frontal, maxilares, etmoidal e esfenoidal.
Faringe – A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento. É dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. A porção superior da faringe, denominada parte nasal ou nasofaringe, tem as seguintes comunicações: duas com as coanas, dois óstios faríngeos das tubas auditivas e com a orofaringe.
A parte intermediária da faringe, a orofaringe, situa-se atrás da cavidade oral e estende-se do palato mole até o nível do hióide. A parte da orofaringe tem comunicação com a boca e serve de passagem tanto para o ar como para o alimento. A laringofaringe conecta-se com o esôfago (canal do alimento) e posteriormente com a laringe (passagem de ar). Como a parte oral da faringe, a laringofaringe é uma via respiratória e também uma via digestória.