fisico quimica- relatorio ponto de ebuliçao
Sumário/Objetivo 2
Introdução teórica 3
1ª Experiência: Ponto de fusão do Naftaleno 9
Material 9
Reagente + Segurança 10
Procedimento 11
2ª Experiência: Ponto de Ebulição da água destilada 12
Material 12 12
Reagente + Segurança 13
Procedimento 14
Registo de resultados / Tratamento de resultados 15
1º Experiência 15
2º Experiência 15
Discussão/ Conclusões 17
Referências consultadas 18
Sumário/Objetivo
Este relatório pretende relatar e interpretar duas experiências realizadas no âmbito da disciplina de Físico-Química nos dias 11 de Dezembro de 2012 e 8 de Janeiro de 2013, bem como desenvolver o tema “Mudanças de Estado Físico”. As duas experiências realizadas foram:
Determinação do ponto de fusão do naftaleno;
Determinação do ponto de ebulição da água.
Neste relatório são apresentados os materiais e procedimentos necessários para realizar cada uma destas experiências, os reagentes utilizados e as regras de segurança que tivemos em conta para efetuarmos cada uma das experiências. No final, analisámos os resultados obtidos e apresentámos uma conclusão.
Introdução teórica
De um modo geral, as partículas que compõem uma substância podem-se organizar de diferentes formas. Essas diferentes formas estão relacionadas ao seu estado físico. As partículas podem estar mais unidas ou mais afastadas, de acordo com as condições de temperatura e de pressão a que a matéria esteja sendo submetida. Alterando essas condições, podemos efetuar mudanças no estado físico da matéria.
Apesar de existirem dados sobre outros estados físicos da matéria, consideremos três: sólido, líquido e gasoso.
Estados físicos da matéria
Estado sólido
As substâncias em estado sólido são caracterizadas pela sua forma e volume constante. Isto é, porque as partículas pelas quais estas substâncias são constituídas estão ligadas por forças de atração fortes, de modo que as suas posições são quase fixas. Estas