benzoato de metila
TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS / TPQ – 51
TECNOLOGIA DE PROCESSOS QUÍMICOS ORGÂNICOS
PROFª Msc EDINILZE SOUZA COELHO OLIVEIRA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA SOBRE FABRICAÇÃO DE METANOATO DE BENZOÍLA
MANAUS-AM
JULHO-2013
ENNIO ROBERTO NUNES
ELY
KEYTHY MELO
JULIANA MAGALHÃES
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA SOBRE FABRICAÇÃO DE METANOATO DE BENZOÍLA
Trabalho para obtenção de nota parcial na disciplina de tecnologia em processos químicos orgânicos, ministrada pela professora EDINILZE SOUZA COELHO OLIVEIRA, do curso de Tecnologia em Processos Orgânicos, turma TPQ-51.
MANAUS-AM JULHO-2013
FABRICAÇÃO DE METANOATO DE BENZOILA
Introdução
Ácido benzoico, C6H5COOH (carboxibenzeno), é um composto aromático classsificado como acido carboxílico. É usado como conservante de alimentos e ocorre naturalmente em certas plantas, entre os derivados de ácido benzoico se encontram o acido salicílico e o acido acetilsalicilico(aspirina).
O metil benzoato ou benzoato de metila é um Ester derivado de um acido benzoico e metanol. O benzoato de metila, cuja estrutura pode ser verificada na figura 1, é uma substância que se apresenta em estado líquido a temperatura ambiente, com ponto de ebulição da ordem de 198 ºC, com aspecto incolor e um aroma peculiar. É um intermediário importante para a preparação de corantes, flavorizantes, plastificantes, solventes, perfumes, agroquímicos, biomarcadores de crescimento de fungos e fármacos.
Aromas e fragrância são importantes na indústria moderna, perfumes, cosméticos, fármacos e alimentos dependem de substâncias que conferem odor e sabor que sejam agradáveis ao consumidor. Os ésteres de ácidos carboxílicos de baixo peso molecular são incolores, líquidos