Fisica Experimental Crateras
1) Acesse o site: http://www.passc.net/EarthImpactDatabase/Worldmap.html Você verá um mapa com a localização de todas as crateras de impacto na Terra confirmadas. Acima do mapa, encontrará um link para classificar as crateras de impacto pelo diâmetro:
Earth Impact Database Sorted by : | Age | Diameter | Name | http://www.passc.net/EarthImpactDatabase/Diametersort.html 2) Capture e organize os dados em uma tabela:
Nome
Diâmetro (km)
Carancas
0.0135
Haviland
0.015
....
...
Vredefort
160
3) Veja as imagens de algumas delas. Pequenas, médias e grandes. Por exemplo, Whitecourt e Wabar, Barringer, Lonar e Spider.
É claro que as crateras muito grandes só são percebidas por levantamento topográfico, fotos aéreas, de satélite, etc. Veja por exemplo, a cratera da Serra da Cangalha, no Brasil.
Diferentemente da Lua, a superfície da Terra se modificou pelos processos tectônicos e de erosão e geralmente não é simples reconhecer uma cratera de impacto. É uma atividade de pesquisa em pleno andamento. Será que existe uma cratera de impacto perto de sua casa? Pode ser... Os critérios de identificação estão em: http://www.passc.net/EarthImpactDatabase/Criteria.html 4) Faça uma contagem do número de crateras em função de diferentes limites superiores de diâmetro:
Diâmetro(km)
Número de crateras com diâmetro menor ou igual a esse
160
187
100
184
70
181
...
...
0.02
1
Faça um gráfico apropriado para representar esses dados. O que você conclui?
5) Agora, vamos explorar as crateras da Lua...
Nesta página, vão encontrar vários mapas da Lua. Olhem alguns deles... http://planetarynames.wr.usgs.gov/Page/Moon1to1MAtlas
Procure a cratera Santos Dumont... Uma lista com todas as crateras da Lua que têm nomes aprovados pode ser acessada em... http://planetarynames.wr.usgs.gov/SearchResults?target=MOON&featureType=Crater,%20craters 6) Faça o download desses dados. Faça uma contagem do número de crateras em função