Galileu Galilei - Método Experimental
Muito se relata a respeito de Galileu Galilei, suas descobertas físicas e astronômicas, pois ele foi um gênio da revolução científica no século XVII, foi um astrônomo de grande importância pelas observações pioneiras que fez com o telescópio. Suas observações trouxeram novas descobertas e se tornaram um modo mais empírico de estudar os fenômenos da natureza. Sua maior contribuição à ciência por sinal, não está numa descoberta particular, mas o fato de ter reabilitado em novas bases o método experimental. Exemplo disso é que Galileu não inventa o telescópio, apenas o aprimora, entre outros inventos.
Galileu Galilei nasceu em Pisa em 1564, época na qual o conhecimento era baseado, sobretudo no contexto escolástico- aristotélico, ou seja, o contexto da época defendia um realismo metafísico, segundo o qual o conhecimento atinge verdadeiramente o ser, enquanto em si ou difunde a sua inteligibilidade por tudo o mais.
Galileu criou três princípios para a observação da natureza: a observação dos fenômenos naturais; a experimentação; e o terceiro método que o correto conhecimento da natureza que exige que se descubra sua regularidade matemática (GALILEI, 1978, p.96).
No método de observação, ele passou a observar os corpos celestes, deixando de lado à astronomia aristotélica que defendia a perfeição dos corpos celestes, esta era pensada num universo perfeito, finito e fechado. A teoria aristotélica descrevia orbitas uniformes cujos corpos celestes eram constituídos exclusivamente de éter, o que para Aristóteles, os faziam seres perfeitos e homogêneos. No entanto a observação das manchas solares, os satélites de Júpiter e as montanhas e crateras da Lua, destruiu essa teoria e mostrou que a perfeição dos corpos celestes não deveria ser levada em consideração pelos astrônomos.
A respeito do método da experimentação, conta-se que Galileu sobe a torre de Pisa a fim de mostrar como era incorreta a afirmação de Aristóteles que os corpos mais