Filosofia bacon galileu
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA
DISCIPLINA DE FILOSOFIA
FRANCIS BACON
E
GALILEU GALILEI
CLARISSA DIAS, 03
PAULA IASMIN GONÇALVES , 17
TURMA: 1324
PROF: Vilson Joselito Schultz
Novo Hamburgo, 16 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho refere-se aos filósofos Francis Bacon e Galilei Galilei, onde foram realizadas pesquisas e análises sobre a vida e a obra dos mesmos.
O inglês Francis Bacon é considerado o fundador do método científico, ou seja, da ciência, foi o responsável por ter criado a experimentação científica, na qual a conclusão deve ser comprovada pela experiência e pela prática. Bacon fora também considerado um dos precursores do iluminismo como será abordado a seguir.
Já o italiano Galileu Galilei, que além de filósofo foi astrônomo, físico e matemático muito contribuiu para as suas áreas da ciência tanto com suas obras, quanto com os aparelhos que desenvolveu e/ou aprimorou. Durante seus estudos enfrentou problemas com a igreja e correu risco de morte, mas nem isso convenceram-lhe a abandonar suas ideias, como será visto logo mais.
DESENVOLVIMENTO
Francis Bacon
Vida:
Nascido em 22 de janeiro de 1561 em Londres, morreu na mesma cidade, em 1626 por complicações respiratórias. Filho da mulher considerada mais erudita da época teve sua formação voltada à política cursando Direito. Durante o reinado de Jaime I desempenhou as funções de procurador geral, físico geral, guarda do selo e grande chanceler na chamada Casa ou Câmara dos Comuns, a câmara inferior do Parlamento inglês, e posteriormente foi acusado pela mesma de corrupção, sendo obrigado a pagar uma multa e impedido de exercer cargos públicos. Antes, porém, recebeu os títulos de barão e visconde.
Obras:
Suas obras foram voltadas à ciência e ao governo. Em "Novum Organum" expõe sua filosofia da ciência, onde desenvolve uma argumentação acerca da superioridade dos fatos em relação à mera especulação filosófica, desconsiderando